Vermeer News
HG6000TX Vermeer alcança 30 mil horas de operação na Vale do Tibagi e comprova robustez em campo
- Publicado em 16 de abril de 2025
- Categorias: Notícias, Maquinas Vermeer, Blog
HG6000TX mantém peças originais no rotor e produtividade média entre 70 e 140 toneladas por hora.

HG6000TX alcança 30 mil horas de operação.
No setor florestal, onde produtividade e resistência são colocadas à prova todos os dias, poucos indicadores falam tão alto quanto o número de horas efetivas em operação. Na Vale do Tibagi, empresa paranaense referência nacional no segmento de biomassa, o triturador horizontal HG6000TX Vermeer superou a impressionante marca de 30 mil horas de trabalho em campo — consolidando-se como um verdadeiro símbolo de robustez, eficiência e confiabilidade. Este equipamento, aliás, foi um dos primeiros modelos florestais da Vermeer a operar no Brasil, há mais de 15 anos, marcando o início de uma trajetória de inovação e parceria duradoura.
“A equipe da Vale do Tibagi tem deixado sua marca por todo o Brasil. Agora, esse mesmo equipamento atinge um feito extraordinário. Se tornou o primeiro triturador Vermeer a alcançar 30 mil horas de operação. Este é um marco não apenas para a Vale do Tibagi, mas para toda a história da Vermeer. Estamos orgulhosos dessa trajetória e confiantes de que seguiremos juntos, construindo um futuro ainda mais forte”, disse o presidente e CEO da Vermeer Corporation, Jason Andringa.
Para a Vermeer, esse momento representa muito mais do que o fornecimento de máquinas. Trata-se de um relacionamento sólido, construído com base em valores compartilhados. “Temos orgulho de sermos parceiros da Vale do Tibagi. Essa parceria é forte porque temos em comum algumas características fundamentais como empresas. Duas dessas características são princípios e pessoas. Ambas as nossas empresas acreditam nos princípios de integridade, enfrentando desafios com criatividade e disposição para trabalhar duro. Também reconhecemos a importância de uma equipe composta por pessoas capazes, que exemplificam a cultura da empresa, onde tratamos os outros da forma que gostaríamos de ser tratados”, disse o vice-presidente da Vermeer Corporation, Steve Heap.
A Vale do Tibagi, referência nacional no setor florestal e de biomassa, desempenha papel fundamental no sucesso dessa trajetória. Reconhecida por sua liderança no mercado, a empresa construiu sua reputação com base no trabalho árduo, experiência prática e uma equipe capacitada. “Nós conseguimos levar essa máquina a 30 mil horas. Isso é um marco histórico, tanto pra nós quanto pra Vermeer”, afirma o diretor da Vale do Tibagi, Henrique Nico Janacievicz. Ele lembra o tempo em que os resíduos florestais eram simplesmente queimados após a colheita, antes da chegada das soluções mecanizadas. “Com a entrada dos trituradores móveis, buscamos sempre um equipamento que entregasse produtividade real e foi nesse momento que a Vermeer apareceu.”
A aquisição do HG6000TX Vermeer foi um passo estratégico dentro da expansão da Vale do Tibagi no setor florestal. “A disponibilidade da máquina, sua produção e confiabilidade fizeram toda a diferença. Ganhamos campo, começamos a oferecer o serviço para outras unidades e fomos aprimorando o processo em parceria com a Vermeer, inclusive com suporte técnico vindo do Japão, na época”, completa Nico.
Confira nosso vídeo:
Alto desempenho e segurança operacional
Responsável direto pelas operações florestais, Diego Santos, coordenador do setor de biomassa da empresa, destaca o desempenho do equipamento. “Hoje, trabalhamos com produção média de 70 a 80 toneladas por hora, usando rotor de martelos. É uma máquina que surpreende pela robustez, pelo alto desempenho, e principalmente, pela segurança que oferece, tanto ao operador quanto à equipe de manutenção.”
Além da performance, Diego valoriza o relacionamento com a Vermeer Brasil. “Temos uma linha de peças disponível, nunca ficamos na mão. A Vermeer sempre nos atende da melhor forma. Isso faz a diferença quando estamos buscando alcançar nossas metas.”
Facilidade de operação e resistência no dia a dia
Do outro lado da operação, quem sente na pele (e nas mãos) o desempenho da máquina é o operador Fabrício Souza Prestes, que há mais de cinco anos está no comando do HG6000TX da Vermeer. Ele começou sem experiência, mas não demorou para se adaptar. “Me assustei no início, porque a máquina é grande. Mas é muito prática de operar. O controle remoto parece até um videogame.”
A facilidade na operação e manutenção são pontos altos, segundo Fabrício. Mas é na força que a máquina realmente brilha. “Ela não escolhe muito material. O que pega, ela trabalha mesmo. Já cheguei a fazer 130, 140 toneladas por hora, se tiver abastecimento contínuo. É uma máquina muito forte.”
Uma parceria construída com confiança
O marco de 30 mil horas representa mais do que um número. É o reflexo de uma parceria de longo prazo entre cliente e a Vermeer Brasil, construída com base em diálogo técnico, suporte contínuo e um objetivo comum: gerar valor com eficiência e segurança.
“Essa parceria técnica fez toda a diferença. O segredo dessa máquina chegar até aqui é simples: manutenção constante. Tem que estar em cima, porque o serviço é bruto, mas a máquina corresponde. E olha que até hoje os rolamentos e mancais do rotor são originais. A lubrificação tá em dia. Isso mostra que se cuidar direitinho, ela entrega mesmo”, disse o mecânico especialista da Vale do Tibagi, Edenilson Kufta.
Edenilson relembra da parceria com a Vermeer Brasil. “A Vermeer sempre esteve do nosso lado, desde o começo, com o mesmo padrão de qualidade em suporte e fornecimento de peças. Isso é o que o cliente precisa. A união da Vermeer com a Vale do Tibagi fez essa história acontecer. Hoje, a gente comemora as 30 mil horas com orgulho, porque sabemos que tem um trabalho sério por trás. Tanto nosso quanto da Vermeer. Pra mim, é nota dez em tudo: assistência, parceria, resultado.”
SOBRE |
A Vermeer, fundada nos EUA há mais de 75 anos, transformou o mercado com sua tecnologia inovadora, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas. No Brasil, há mais de 30 anos, estamos comprometidos em atender às necessidades das comunidades e melhorar a infraestrutura nacional. Com unidades em Valinhos, região de Campinas (SP), Sinop (MT) e Parauapebas (PA), nossa atuação abrange todo o Brasil e a América Latina. Ajudamos a conectar as pessoas às necessidades da vida e a gerenciar recursos naturais. Com forte presença global em mais de 60 países, a Vermeer mantém uma rede de revendedores e centros de suporte que asseguram a qualidade dos nossos serviços em regiões como Europa, África (Oriente Médio), Ásia-Pacífico (China) e América do Norte.
Mais informações
Departamento Comercial
(19) 9 9637.9043
comercial@vermeer.com